O Que É Proof of Work?

Nov 24, 2021 1 min read

Com moedas emitidas por governos (dinheiro fiduciário) como o EUR ou USD, uma entidade central como um governo ou um banco tem a responsabilidade de manter o controle sobre toda a circulação da moeda, certificando-se que uma 3ª parte não pode emitir nova moeda.

Com Bitcoin e outras criptomoedas, mineradores substituíram o papel do banco central, protegendo a rede e certificando-se que não são emitidas moedas novas e que as existentes não são gastas duas vezes. Os mineradores são participantes na blockchain que contribuem com recursos como poder de processamento (CPU) para ajudar a manter a lista de blocos e de transações dentro dos blocos. Fazem isto resolvendo quebra-cabeças matemáticos complexos, validando a autenticidade das transações (pois alguém teve de gastar recursos reais para fazer estas transações). À medida que um bloco é minerado, uma quantidade pequena da moeda é gerada e servida como recompensa aos mineiros.
O mecanismo descrito em cima é formalmente referido como “Proof-of-Work'' (PoW), em português - Prova-de-Trabalho - habitualmente conhecido por mineração. Enquanto o PoW foi o primeiro tipo de mineração implementado, hoje existe uma variedade de outras formas presentes no domínio público, como “Proof of Stake” (PoS) e “Proof of Elapsed Time” (PoET).

Great! Next, complete checkout for full access to Stake DAO Academy.
Welcome back! You've successfully signed in.
You've successfully subscribed to Stake DAO Academy.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Success! Your billing info has been updated.
Your billing was not updated.